Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma aspirina para um “Sistema” em metástase...

Deitado sobre a maca no corredor de um hospital público, o Sistema Educacional Brasileiro recebe a visita no Nobre Senador Cristovam Buarque, com um sorriso de orelha a orelha, que trás em sua maleta executiva uma enorme aspirina disfarçada de Projeto Lei 480/07.  “Que obriga o filho do político a estudar na escola pública”.
Discursando no ouvido do pobre moribundo seu desejo escalafobético, camuflado em “pseudo vingança”,  que atingirá a ele e também aos seus, afinal é comum os filhos substituírem seus pais no cenário político.
-Agora eles não terão como correr amigo, ou mudam a qualidade do Sistema Educacional até o aniversário  da República que fará 125 anos em 2014, ou seus filhos... Bom! Não sei não!
Paralisado e sem esboçar reação, o Sistema Educacional fingi-se de morto, pois para ele que já havia engolido a Progressão Continuada, que até o presente momento ainda não conseguirá digerir, suportar a aprovação de tal projeto talvez  custasse o pouco de vida que lhe restava.
Dando continuidade o Senador passa a relatar a economia porca, destacando a “evasão legal”de 12 milhões de reais por mês abatido do imposto de renda, e que poderiam ser disponibilizados ao Setor Público incluindo Educação e Cultura.
O pobre sistema não se conteve, mexe-se de um lado para o outro despencando da maca. Socorrido imediatamente pelos enfermeiros, que atende prontamente seu pedido dispensando o Senador, que sai com  uma carta do amigo com um dizer interessante. –“Caro amigo,  esta carta deve ser lida na próxima sessão do Senado”.
Como um bom oportunista fiel o Senador dirigisse aos colegas em sessão extraordinária convocada por ele.  -Ah! Fidelidade não tem nada a ver com curiosidade.
Quando os 81 senadores estavam a postos em seus respectivos lugares, Cristovam Buarque abre a carta e para espanto de todos parecia que o papel estava em branco.
Escrito em letras miúdas, porém com uma profunda lucidez linguística, o nobre sistema diz a todos:
-O pior cego é aquele que não quer ver e vocês estão cegos pela ganância.
-O pior surdo é aquele que não quer ouvir e vocês estão surdos pela ignorância da vontade de falar e ouvir a si mesmo.
-O pior mudo é aquele que não fala pena que não são vocês, recebi o Nobre Senador em meu leito e nunca ouvi tantos desatinos...
Educação se faz com consciência e democracia.
Falem para o povo! Olhem para o povo! E ouçam o povo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário