Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Um Leão na Fazenda e uma Tartaruga na Justiça.


A caminho do zoológico de São Paulo, programa favorito das crianças. Com medo de sair do caminho dei de “cara” ao grande marcador de “impostos” imposto aos cidadãos.
Olhei espantada para o imenso cronômetro que ultrapassava o limite de velocidade permitida aos grandes corredores de Formula I... Tapei as narinas dos meninos e a minha, pois respirar tornou-se caro demais.
Antes de passarmos “desta pra melhor”, deixei as crianças respirarem um pouquinho. -Só um pouquinho tá meninos! O rádio terminava uma música em seguida ouvi as noticias: -“André Luiz de Almeida Mendonça, diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia Geral da União, afirma sem dúvida que cerca de 60 e 70% (dos desvios) das verbas públicas se referem à Educação e Saúde...” –“Barbeiro”! Comprou a carta onde? - Ufa! -Ainda bem que não foi nada, meu convênio está vencido.
Neste momento estressante o trânsito dividia comigo sua loucura e o Leão do imposto continuou nos tirando o fôlego. Parado cinco minutos enfrente ao cronômetro, vi Schumacher, Ayrton Senna, Rubinho Barrichello. -Opa! Errei a lista! Serem deixados para trás. -Bicho esperto pensei cá comigo! Ele não perdoa!
A locutora continuou a entrevista com uma boa notícia: “Mendonça, diz ter recuperado 8% dos valores questionados do desvio  famoso “o caso Lalau”, do ex-senador Luiz Estevão(PMDB-DF). Mas como alegria em casa de pobre “dura pouco” ela fez questão de enfatizar que isto era parte do dinheiro, 54.9 milhões... -Se isto é parte do dinheiro. Imagina o rombo! O buraco da camada de ozônio é só um furinho!
Levantei o volume do rádio, pois os meninos não paravam de pedir. -Nossa! -Criança acha que somos banco! A notícia continua: “ Mendonça reconhece que falta muito para ser recuperado e defende uma justiça mais rápida, pois somadas todas as etapas de apuração desde a detecção de irregularidades pelos órgãos de controle e o término do processo pode levar cerca de 17 anos”.
Despercebida paro na faixa de pedestre. -Droga! -O guarda do meu lado.
Com um sorriso amarelo faço cara de culpada e peço desculpas... Afinal a justiça é lerda! Mas não é cega.
Sendo assim, o Ministério da Justiça adverte: pode demorar, mais o furinho vai ser tampado e a vida útil de uma Tartaruga é de cento e cinqüenta anos...
Mas a qualidade de vida do brasileiro se não pararem o cronômetro... Barrichello! Barrichello!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário