Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O professor não é Bombril, mais exigem dele mil e uma especialidades


No calor de uma conversa entre amigos, mais uma vez o professor é alvo do desrespeito com que é tratado na escola e pela população.  O Governo Federal, através da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), implantou o sistema de progressão continuada, que aprova o aluno de uma série a outra sem saber nada.
E com o objetivo de poupar recursos, obriga as escolas públicas a formarem todos os anos uma demanda de alunos, sem o mínimo preparo para ingressar nas Faculdades e Universidades do país, que por sua vez também dispõe ao mercado de trabalho uma demanda de profissionais mal formados e desinformados.
Bem!  Não se assustem, pois quem avalia estas instituições de ensino de aprovam seu funcionamento é o MEC, o Ministério da Educação e Cultura.
E o ensino vai mal... E a culpa é do professor?
Este mesmo governo, tentando camuflar a má distribuição de renda, provoca um dos grandes fatores responsáveis por gerar as desigualdades  sociais... Que por sua vez também contribuem para o grave colapso social vivido dentro do país.
Ainda na tentativa de modificar tal situação, aplica medidas paliativas e assistencialistas como: bolsa família, auxílio gás, bolsa escola, bolsa, bolsa...
Ações que não devolvem a dignidade a este cidadão, apenas o acomoda a sua condição... E por incrível que pareça saibam: Nós temos os maus médicos, engenheiros, mecânicos, farmacêuticos, policiais, bandidos, mendigos, traficantes, governantes e assim por diante... E a culpa também é do professor?
Então me ajudem a refletir: O que podemos fazer ao receber um bilhete como este?
- “Professora, a Ana está batendo na avó.  Tome providências...”  A inversão de papéis e a falta de valores obrigam tanto o professor como o sistema atual de ensino a assumir responsabilidades que estão longe de serem sua.  O professor não é Bombril, mais exigem dele mil especialidades: psicólogo, fonoaudiólogo, pediatra, conselheiro, policial, motorista, pai, mãe... Sendo assim me respondam:
 - Em que momento ele será educador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário