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terça-feira, 17 de maio de 2011
As melhores cabeças particulares para as Universidades Públicas...O inverso se aplica?
Não se trata de uma questão figurativa ou de falácias sem comprovação. O ensino particular hoje abocanha literalmente as melhores vagas das Universidades Públicas. Não é necessário ser um Doutor em Educação para afirmar ou comprovar tal colocação, afinal, os Meios de Comunicação não permitiram a divulgação de inverdades.
No conforto de seus lares, enfrente a televisão, os brasileiros observam os Sistemas de Ensino Particular divulgando suas melhores cabeças e as suas colocações nas Universidades Públicas, bem como a sua escolha em relação às mesmas.
Na tentativa de igualar e corrigir a desigualdade referente às oportunidades oferecidas aos alunos de Escolas Públicas, o Governo Federal criou o ENEM, (Exame Nacional do Ensino Médio).
Lamento muito dizer: - Hoje o mesmo também faz parte do merchandising do Sistema Particular de Ensino, o qual exibe outra massa de privilegiados nos outdoor e na mídia nacional, representando os primeiros colocados.
Diante de todos estes fatos, parece impossível convencer o MEC (Ministério da Educação e Cultura) que o Laboratório Educacional do Sistema Público de Ensino vai mal das pernas.
Novamente outras perguntas devoram pais e os profissionais da educação... Porque a rede particular de ensino não adotou a Progressão Continuada? O número de alunos em sala é igual o da escola pública? - Claro que não. Se fosse dificilmente atingiram tal meta.
Porque a rede pública de Ensino mesmo recebendo tantos recursos e materiais continuam oferecendo um ensino sem qualidade? O professor da rede pública é o mesmo da rede particular, porque a qualidade de trabalho se difere tanto? O número de afastamentos não é suficiente para que se perceba que a sobre carga de trabalho é o cerne da questão?
Neste emaranhado de porquês, não pretendo fazer uma apologia reversa, levantando a bandeira da repetência como forma de corrigir o fracasso educacional, mas refletir com pais, alunos, professores e toda comunidade educacional a responsabilidade de cada um, diante da importância do bem maior construído em prol da humanidade “o Conhecimento”.
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