Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

Porque os Educadores Morrem? Quem são os culpados?

Há semanas mergulho meus sonhos no covarde silêncio da alienação, dedico horas dos meus dias a idiotice dos programas populares da TV, ou em diálogos longos e inúteis, ouvindo piadas imbecis e preconceituosas, com um sorriso amarelo de quem finge ver graça onde não há. Como uma cidadã comum pergunto aos meus pensamentos: Por quê? Até quando? Com um grosso nó na garganta volto num fleche ao grande dia de minha vida. Mão esquerda no peito e direita a frente do rosto: - Juro usar meus conhecimentos a favor da humanidade. Talvez para muitos este momento seja mais um na vida dos estudantes Universitários, porém não para mim, filha da pobreza absoluta e de uma senhora que criou sozinha cinco filhos. Sou formada em Pedagogia e só adentrei a sala de aula como professora depois de formada, acreditava ser o mínimo que poderia dar aos meus futuros alunos. Hoje com vinte anos de profissão e com várias cicatrizes para demonstrar o árduo caminho do magistério, sofri o golpe fatal: Superamos coletivamente a desvalorização salarial da categoria, convivemos com a violência e a super lotação das salas, as doenças da carreira, o desrespeito das atribuições, o engodo da Progressão Continuada que por questões econômicas passa o aluno sem o mínimo de conhecimento. E se não bastasse sofremos o mais indigno ato contra o Sistema Educacional, nomear o Deputado Federal Tiririca para compor a Comissão de Educação. Comissão esta que segundo “Maria Márcia, professora de Pedagogia da Unicamp, sempre fora composta por intelectuais inteligentes e doutores”, cidadãos que dedicaram anos a fio de suas vidas aos estudos pois sempre acreditaram que é através de uma educação de qualidade que podemos transformar a sociedade. Como aluna fui avaliada em várias etapas de minha vida: Fiz vestibulinho para iniciar o Ensino Médio, vestibular para entrar na Universidade e ainda dedico horas aos estudos para me atualizar. Caros cidadãos, trabalho cerca de 13 horas por dia e recebo por este trabalho em média de quatro salários mínimos e sou avaliada a cada ano. O Deputado Federal, Tiririca, foi diplomado com um salário de 26 mil reais, após fazer um ditado e ler uma pequena frase. Sendo assim eu pergunto: Quem vai ressarcir anos de sonhos perdidos? Como resgatar o orgulho de ser educador? E como não sofrer duplamente a dor de recordar as lágrimas de minha falecida mãe no dia mais importante da minha vida? Eu estava lá, mão esquerda no peito e direita deslizando no rosto, secando o amargo desgosto de ser professora 20 anos depois...

4 comentários:

  1. Pois é Silvana, o texto descreve com maestria o descaso das autoridades com o maior bem de um povo: A Educação!

    A pergunta que não quer, e não pode, calar: Até quando?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Sil.Somos feitos de idiotas mesmo. Esta na hora de nos unirmos de verdade em ações que sejam de fato transformadoras, sairmos de nossa posição de conforto e por a mão na massa. Aqui pode ser o marco zero desta transformação. Vc concorda?
    abraço
    Hélcio (Airá Quitanji)

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana!!Comovente suas palavras, pois contemplam exatamente tudo que está entalado há tempos em nossas entranhas!!E digo mais, aqui poderá ser sim o marco zero como disse o Hélcio aqui em seu post.Parabéns pela iniciativa de colocar aqui um pouco daquilo que você tem de melhor: a dedicação! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gilberto Cardoso Vieira
    Parabéns Professora Silvana pelo texto ficou ótimo parece um desabafo pessoal.
    E a solução para esse grande problema que virou a educação.
    O que devemos fazer????
    Descobrir o Brasil de novo não dá, jogar uma bomba atômica no país também não dá.
    Então o que fazer?
    Esperar que todos os que estão no governo hoje morra para colocarmos novos governantes para comandar o país pode ser uma solução. E nós vamos ter que esperar todos morrerem para que mude!!!!

    ResponderExcluir